sexta-feira, 12 de agosto de 2011

CORDEL NA REDE: APROXIMANDO CIBERCULTURA E CULTURA POPULAR.

·         Justificativa:
Os recentes resultados negativos da maioria das escolas brasileiras nas avaliações aplicadas pelo MEC, principalmente as relacionadas às questões de Língua Portuguesa, levaram-nos a uma reflexão mais profunda sobre nível de leitura e escrita dos nossos alunos. A partir daí percebemos a necessidade de desenvolvermos um trabalho voltado ao desenvolvimento de competências e habilidades em leitura e produção textual. Desse modo, a utilização das novas mídias faz-se necessário, uma vez que, observa-se uma grande variedade de gêneros literários disponíveis na Internet, entre eles o cordel, manifestação literária e cultural típica da região Nordeste, cuja temática geralmente está relacionada ao cotidiano do povo nordestino. A musicalidade é outro aspecto relevante nesse gênero, o que o torna mais atrativo e prazeroso. Sendo assim, a simplicidade de seus textos proporciona um maior interesse dos alunos pela leitura e escrita, tendo como aliado o uso das TICs, fortalecendo todo o processo da ação didática durante a realização do trabalho.
           
·         Objetivo Geral:
  1. Proporcionar a leitura e a produção textual através dos poemas de literatura de cordel, utilizando os recursos tecnológicos no desenvolvimento das atividades propostas.

·         Objetivo Específico:
  1. Conhecer a origem desse tipo de literatura;
  2. Pesquisar algumas obras e conhecer as estruturas da poesia do cordel;
  3. Utilizar a Internet como fonte de pesquisa;
  4. Conhecer o hipertexto como fonte de pesquisa que oferece diversos caminhos.
·         Clientela:
Alunos do 6º ANO do turno matutino, turma A e B, da Unidade Integrada “Ateniense”, no município de São João Batista-MA.

·         Metodologia:
O trabalho será realizado em grupos de cinco, que deverão acessar a Internet e navegar nos endereços abaixo para pesquisar e conhecer a respeito da Literatura de Cordel:
A partir da navegação realizada nos endereços propostos, os alunos poderão conhecer os diversos tipos de Cordel, bem como a sua estrutura.
Assistir à novela “Cordel encantado”, de Duca Rachid e Thelma Guedes e observar a estrutura de alguns cordéis utilizados, fazendo uma leitura crítica e contextualizada dos mesmos (considerando que esse é um dos objetivos desse tipo de gênero).
No site da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, os alunos deverão clicar no link Métricas para conhecer e aprender as 11 maneiras diferentes de escrever um cordel.
Depois de conhecer como escrever esse tipo de texto os alunos deverão selecionar uma das maneiras e produzir seus próprios cordéis utilizando o editor de texto Word e/ou BrOffice Writer no laboratório da escola e/ou Lan house e expor a toda a classe utilizando o Data show.
O grupo deverá selecionar algumas estrofes para fazer uma apresentação em sala de aula e se for possível acompanhada de instrumentos musicais.

 ·         Recursos:
Livros
Internet
Instrumentos musicais
Televisão
·         Avaliação:
Será feita em todo o processo de realização da atividade, individual e coletivamente, observando todos os aspectos qualitativos.

 Co-autores: Janilson Santos Ferreira e Marcos Roberto Serra Mendes

Um comentário:

  1. Marcos, em nossa prática percebemos como o trabalho com projetos possibilitam ao aluno uma aprendizagem mais significativa ao aproximar os seus estudos da sua realidade. As tenologias como ferramentas de aprendizagem contribuem para ampliar as propostas de atividade, fazendo do aluno um elemento ativo e participante no processo de construção do conhecimento.

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